Um grupo de 28 organizações europeias vai começar a testar e avaliar cientificamente o impacto de oito sistemas avançados de assistência à segurança, eficiência e conforto dos motoristas.
Todos os sistemas avaliados já estão em um nível de desenvolvimento que permite sua incorporação imediata em veículos de linha.
Serão testados, entre outros, sistemas de controle lateral e longitudinal, sistemas que emitem alertas para o motorista sobre o risco de colisões laterais e frontais.
Sistemas de bordo avançados, como o CSW (Curve Speed Warning: alerta de velocidade nas curvas), "consultores" de eficiência de combustível e a interação homem-máquina dos sistemas de navegação também serão testados.
Benefícios na prática
Começando no início de 2010, nada menos do que 1.000 veículos de várias marcas europeias, equipados com os diversos sistemas inteligentes, serão testados em um período de um ano.
Esses veículos inteligentes permitirão a coleta de dados que deverão fornecer respostas sobre os impactos que esses sistemas têm de fato sobre a segurança, a eficiência e o conforto do motorista.
Será que vale a pena?
"Este será o primeiro teste operacional em grande escala desse tipo já feito, e o primeiro a incluir várias marcas de automóveis," afirmou Aria Etemad, coordenadora do Projeto EuroFOT (European Field Operational Test: teste operacional de campo europeu), durante o anúncio da campanha de testes.
O objetivo do projeto EuroFOT é fornecer indicações baseadas em dados científicos sobre os benefícios reais desses sistemas inteligentes que estão aos poucos sendo inseridos nos carros por vários fabricantes.
Os resultados dos testes de campo deverão contribuir para embasar melhor as decisões tanto dos fabricantes quanto dos compradores de automóveis, que poderão avaliar se vale a pena pagar mais por esses assistentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário