-->

abril 20, 2009

Produzindo alimentos saudáveis em casa.

Outra grande idéia que pode mudar o mundo.

Na necessidade de novas idéias para a produção de alimentos mais saudáveis, faça um horto no seu jardim ou área do seu apartamento se tiver espaço suficiente, transformando suas flores em alfaces e seus vasos de gerânios em trepadoras de abobrinha. Gaspar Caballero encontrou a fórmula para que qualquer pessoa, sem conhecimentos de agricultura, possa construir um horto ecológico sem agroquímicos em um espaço mínimo com um consumo reduzido de água e uma máxima produção em qualidade e em quantidade.

O novo, à parte do método, é que se pode fazer em pequenas você parcela de qualquer horta ou jardim, ou em 'mesas de cultivo' de 60 centímetros de largura por 1,40 de comprimento e 30 centímetros de profundidade, que cabem, por exemplo, no quintal ou em uma área de apartamento.

Nessa caixa, com suas quatro patas, cabem até 31 plantas. A economia está garantido. «Você pode ter alface em cinco semanas», assinala Gaspar. O método que explicou esta semana nas oficinas organizados pela Fundação Zadorra se basa nas chamadas 'Parades em crestall'. As 'parades' são retângulos de terra de 1,5 metros de largura e uma longitude que pode variar entre três e seis metros. O 'crestall' é uma capa de composto orgânico estendido sobre a terra sem misturar-se com ela. Não é possível pisar estes retângulos e a sementeira deve ser mais densa do que defende a horticultura tradicional, a rega é com mang tarse. As minhocas de terra merecem um monumento no método do Gaspar. «É uma grande produtora de nitrato natural e oxigena a terra», afirmou Gaspar, que nega que as fases da lua afetem à plantação de alhos, como lhe pergunta um aluno. «Minha agricultura deveria ser chamada não de ecológica, orgânica ou biológica, mas lógica».

Sua fórmula já se conhece na Índia graças à vencedora do prêmio nobel alternativo, Vandana Shiva. Os ingleses e alemães estão entusiasmados. Bigas Luna, o famoso diretor de cinema, é um defensor do método e o queria levar à prática no Passeio de Gracia de Barcelona. «Levo 30 anos nisto e o que me ocorreu nos dois últimos anos é inimaginável. Até há dois dias, como quem diz, ninguém fazia caso. Os agricultores tradicionais desprezavam o método e me dediquei às escolas, às crianças, a que aprendam a entrar em contato com a natureza», diz.

A Fundação Zadorra trouxe a Álava a Gaspar para dirigir uma oficina sobre como criar um horto ecológico. Seus alunos foram umas vinte pessoas pertencentes a centros de formação ocupacional e de terapia de pessoas autistas e incapacitados, e técnicos de Neiker.

Um comentário:

Daniel Isaia disse...

Olá, amigo! Gostei muito do teu blog!
Parabéns pela iniciativa de fazer a tua parte por um mundo mais sustentável!
Vou acompanhar tuas postagens. Que tal trocarmos ideias sobre o tema?

Adicionei teu blog nos meus favoritos. Quando puder, visita o meu:
http://presentesustentavel.blogspot.com/

Abraço!