-->

março 31, 2009

Marketing Verde – O Meio Ambiente vende

Novos paradigmas para um novo mundo.

Nos últimos anos os movimentos “ecológicos” ou “ambientalistas” têm contribuído com o aumento da consciência pública de cuidar o meio ambiente. Os problemas ambientais, hoje tema de numerosas matérias nos jornais locais, regionais e internacionais, preocupam às pessoas sobre as conseqüências de um modelo econômico fundamentado na estimulação do consumo irracional.


Por outro lado, os consumidores, cada dia mais conscientes da necessidade de mudar e desenvolver um novo modelo de crescimento, mudaram os motivos pelos quais compram determinados produtos. Antigamente as pessoas compravam objetos pensando na necessidade de obter determinado beneficio, diretamente vinculado ao produto. Aos poucos estes conceitos foram mudando e hoje os consumidores comprar serviços que os objetos oferecem.


Sobre cada produto que vamos escolher no dia a dia temos inumeráveis opções de marcas e modelos. O que nos motiva a comprar um e rejeitar os demais? Exatamente os serviços que o produto oferece. Um exemplo: quando compramos um carro, hoje compramos na realidade status, conforto, segurança e imagem. O carro é o meio pelo qual as empresas nos oferecem estes serviços. Quando compro um creme de barbear, compro o sex appeal, o charme e o estilo que o creme oferece. Os conceitos de qualidade desenvolvidos hoje no mundo dos sistemas de gestão procuram justamente isto, identificar as necessidades e expectativas do cliente e satisfazê-las alem do esperado.


E o marketing verde pode ser a oportunidade das empresas para vender qualidade ambiental e dos consumidores para estimularem práticas sustentáveis no setor produtivo.
Promover o carro que alem de ser econômico, com estilo, seu modelo diferenciado ofereça um beneficio para o meio ambiente. Oferecer um produto de limpeza que garanta sua degradabilidade e tratabilidade e que não intoxique os ecossistemas naturais aquáticos. Oferecer embalagens que sejam 100% de origem de material reciclado e ao mesmo tempo 100% toda reciclável. Comprar produtos de empresas que ofereçam um meio pós-venda pelo qual possamos devolver os resíduos para a reciclagem dos mesmos. Em fim, empresas que tenham um diferencial oferecendo serviços para elevar minha qualidade de vida e meu bem-estar.
Neste novo modelo o Estado e as organizações da sociedade civil têm o papel fundamental de orientar os consumidores para poder diferenciar as mensagens publicitárias e individualizar as verdadeiras ações pro - ambiente e as meramente mercantilistas.


O futuro está definido pela sustentabilidade e a sobrevivência com a maior qualidade de vida e o bem-estar das pessoas e das comunidades diante dos cenários dos grandes problemas ambientais, a desertificação, o escassez dos recursos naturais, o aumento da pobreza, os conflitos pela água e a mudança do clima. O Marketing Verde passará a ser uma necessidade estratégica para que as empresas consigam colocar seus produtos em venda no mercado e os consumidores possam escolher qual serviço ofertado é mais compatível com a demanda de um desenvolvimento sustentável.


Precisamos desenvolver um modelo de crescimento desde uma perspectiva ecológica para garantir um futuro de qualidade para nós e nossos filhos. Este novo conceito de serviços verdes marcará a diferença na forma de consumo e transformará o meio ambiente em uma forma rentável de orientar os negócios e a produção.

De qualquer forma, o futuro chegou. Vamos observar e estimular o Marketing Verde, comprando conscientemente os produtos que nos ofereçam qualidade de vida, bem-estar e sobre tudo sustentabilidade sócio-ambiental.

Escrito por Marcos Alejandro Badra - marcosbadra@gmail.com

Um comentário:

Jorge Purgly disse...

Caro Marcos,
Peço licença em colocar esta sua foto sobre marketing verde no meu blog
em http://mastersuno.blogspot.com
Naturalmente vou citar a fonte.
Caso você esteja em desacordo, por favor me avise que eu removo a imagem.
Estou me preparando para escrever sobre os 30 anos de energia solar fotovoltáica no Brasil e gostaria de aproveitar agora para tratar tambem de construções ecologicas.
Visite tambem meus outros blogs em
http://purgly.blogspot.com
http://biometrio.blogspot.com
http://konektigi.blogspot.com
http://drbachflower.blogspot.com
e conheça o meu perfil profissional em http://xeesm.com/JorgePurgly
Aproveito para desejar um Feliz 2010 pleno de realizações.
Um abraço,
Jorge