-->

março 22, 2009

Temos tempo para uma nova consciência ambiental?






Uma nova consciência ambiental.


Apesar de ainda tímido, o surgir de uma nova consciência ambiental vai acordando na sociedade do século XXI. Os problemas ambientais, que crescem geometricamente e com uma sinergia cada vez mais acelerada e evidente se transformaram em tema de preocupação diária, tanto das empresas como dos consumidores. Novas leis, acordos regionais, nacionais e internacionais, privados e públicos, todos eles tentando regulamentar uma cultura que se desenvolveu durantes décadas.


Temos tempo para esperar o desenvolvimento de uma nova consciência ambiental? Ao ritmo que os problemas ambientais estão crescendo, o tempo de atuar é hoje. Porém, para isso precisamos de uma nova estratégia, inter-disciplinária e inter-setorial. Abordar a problemática ambiental requer de medidas urgentes, onde programas educativos para o desenvolvimento sustentável alcancem àqueles que tomam as decisões: empresários, políticos, gerentes, líderes, e consumidores. Desde todos os setores dos sistemas sociais é urgente a elaboração de programas de treinamento em educação ambiental, onde seja abordada a problemática ambiental e com conteúdos vivenciais, seja desenvolvida uma sensibilização e uma nova consciência ambiental capaz de tomar decisões sustentáveis e influenciar no rumo que da humanidade.


As empresas têm tomado iniciativas interessantes nos últimos anos para poder contribuir com a preservação do meio ambiente, porém é comum que dentro destas mesmas empresas seus colaboradores ainda não incorporaram as boas práticas ambientais, nascidas em uma nova consciência ambientalmente responsável. Estas mesmas empresas investem grandes quantidades de dinheiro, tempo e recursos em desenvolver uma imagem de produção ecológicamente correta, mas seus principais promotores de imagem ambiental, seus colaboradores, não são conscientes das necessidades desta nova cultura. O foco para o sucesso ambiental de qualquer organização é desenvolver uma consciência ambiental em cada um de seus colaboradores, para que a partir de uma participação ativa, eles promovam os valores e princípios da empresa dentro e fora da organização e desde sua experiência diária consigam identificar oportunidades de sustentabilidade.


Temos hoje a necessidade de mudar, porque o amanhã já nos alcançou e as conseqüências de nossas práticas não sustentáveis também, porém a mudança para evitar a permanência destas conseqüências deve ser feita hoje. Saber-pensar ambientalmente, saber-saber ambientalmente e saber-fazer ambientalmente é um imperativo que precisamos atender. O desafio é grande e só com novas formas conseguiremos uma nova consciência ambiental para poder olhar um futuro diferente e sustentável.



Escrito por Marcos Alejandro Badra

Nenhum comentário: